Paridade Já!!!!

23/05/2012

Escrito por: Junéia Batista

Paridade Já!!!!

As  mulheres da CUT, mais uma vez dão um salto em relação ao movimento sindical brasileiro. A partir do debate da plenária nacional de outubro de 2011, o debate da Paridade nas direções no interior da Central tomou conta do nosso dia a dia. Com diferentes posições de quando devemos aplicar, mas com um consenso de que deve ser feito, as correntes políticas majoritárias se lançaram ao debate nos sindicatos filiados e nos Congressos Estaduais que antecedem o Nacional em julho de 2012.

As contribuições até agora só nos tem feito refletir o quão importante para a classe trabalhadora é este debate com tomada de posição e com real ocupação das mulheres nos espaços de poder, no entanto, tenho um senão a deixar registrado aqui. Ainda temos muitas barreiras para transpor, como por exemplo a ocupação de espaços de maior decisão, principalmente na CUT NACIONAL onde ainda majoritáriamente os principais espaços ainda são ocupados por homens, pelo menos é o que se avizinha para o próximo período. Temos que ousar em dizer que compartilhar a experiência de estarmos à frente das FINANÇAS, SECRETARIA GERAL, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, e porque nao a PRESIDÊNCIA, é por acreditarmos serem espaços de direito nosso enquanto parte da classe trabalhadora.  Já demonstramos no interior dos nossos sindicatos, federações e confederacoes que sabemos com muita competência estar a frente destes postos e que em 2015 queremos 50% destes postos ocupados por valorosas e combativas mulheres Cutistas. Este é o meu recado para a corrente majoritária da qual faço parte e dizer aos companheiros que adotaram uma posição contrária à paridade que é uma vergonha saber da existência de homens e mulheres Cutistas tão machistas e atrasados em relação ao mundo do trabalho.

Junéia Batista

Secretária Nacional de Saúde do Trabalhador/a da CUT